Cases e Resultados

Fique de olho na sua conta de luz!

Atualmente, o Brasil enfrenta a sua pior crise hídrica dos últimos tempos e, em decorrência disso, o custo de produção de energia elétrica vem sofrendo uma alta constante nas tarifas, gerando um grande impacto no bolso do consumidor.

Quem paga conta de luz todos os meses conhece alguns dos problemas dessa alta, pois a energia consome uma parte cada vez maior dos orçamentos domésticos, estimula o aumento de outros preços e aperta as contas das famílias.

E é neste ponto que o consumidor deve prestar atenção ao receber sua conta de luz, ficando atento a possíveis e recorrentes erros de medição, pois, muitas vezes, ao lhe ser cobrado um valor expressivamente alto na fatura mensal, pode perceber, mas, por estar influenciado pelas notícias de alta dos preços, acabar achando normal, no entanto, a medição do seu consumo mensal pode ter sido feita de maneira errada e, consequentemente, você pagará mais do que realmente consumiu.

Diante disso, lhe aconselhamos a conferir todos os meses a medição do seu consumo, pois é a forma de você saber se o valor cobrado está correto ou não. 

Como fazer a conferência? É muito simples, na sua conta de luz existe um campo “EQUIPAMENTOS DE MEDIÇÃO / DATA DE LEITURAS” - onde consta a data da leitura do próximo mês, então, nesta data ao final do dia, você deve anotar e fotografar o número que constar no relógio/medidor da sua residência.

Quando sua conta de luz chegar, você poderá conferir no campo “EQUIPAMENTOS DE MEDIÇÃO / DATA DE LEITURAS” se o número/consumo indicado pela distribuidora de energia no dia da medição está de acordo com o consumo que você anotou na mesma data.

Caso o valor apresentado como consumido seja superior ao que você anotou e fotografou, lhe orientamos a contatar a empresa fornecedora do serviço e abrir uma reclamação informando erro de medição - não esquecendo de anotar o número do protocolo de atendimento. Após fazer a reclamação, normalmente em até 2 dias úteis, um funcionário vai até sua residência realizar um novo apontamento para a empresa analisar a sua solicitação e a conclusão ocorre em, aproximadamente, até 14 dias, podendo variar de acordo com o prazo estipulado. 

Diante disso, caso a empresa identifique ter ocorrido erro na medição, será emitida uma nova fatura de acordo com o consumo correto.

No entanto, caso você acredite ter sido prejudicado e não consiga solucionar diretamente com à fornecedora do serviço, procure um advogado de sua confiança para buscar a melhor solução para seu caso.

Dra. Franciele Georg Nunes